Habilidade
- EF06MA10 : Resolver e elaborar problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números naturais, inteiros, racionais e reais, utilizando estratégias variadas.
- EF06MA19 : Reconhecer padrões numéricos e regularidades em diferentes contextos e representações.
- EF06MA20 : Resolve problemas que envolvem raciocínio lógico, incluindo quebra-cabeças matemáticas e desafios.
Conteúdo
- Números naturais e operações : Adição, subtração, multiplicação e divisão no contexto de situações problema.
- Raciocínio lógico e resolução de problemas : Desafios e enigmas
Os Quatro Números
Encontre quatro números que, somados, resultam em 30.
Regras:
- Você pode usar apenas os números 1, 3, 5, 7, 9, 11, 13 e 15.
- Pode repetir números.
Quais números satisfazem essa condição?
Dividindo o Tesouro
Um pirata encontrou um baú com 100 moedas de ouro e precisa dividi-las igualmente entre seus 5 filhos.
Regras:
- Cada filho precisa receber um número ímpar de moedas.
- Não pode sobrar moeda alguma no baú.
Como ele pode fazer isso?
Resposta: Os Quatro Números que Somam 30
É impossível usar apenas números ímpares para somar 30. Isso ocorre porque a soma de quatro números ímpares sempre será ímpar, e 30 é par.
Conclusão : Não existe
Resposta: Dividindo o Tesouro
O pirata pode dividir as 100 moedas de ouro entre seus 5 filhos de forma que cada um receba um número ímpar de moedas da seguinte maneira:
- Dê 1 moeda para 4 crianças.
- Dê as restantes 96 moedas ao quinto filho.
Explicação :
- 1 é ímpar, e 96 é ímpar para esta questão porque 1 é considerado um número válido na divisão entre ímpares.
- Assim,.
Essa funciona solução porque a soma total ainda é 100.
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